Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 4 de abril de 2018

VIGÍLIA PASCAL: Liturgia Eucarística

 A Eucaristia é o sacramento fundamental e central na vida da Igreja e na existência cristã. Nela se “actualiza continuamente o mistério pascal de Cristo entre os homens” (Preliminares do Ritual da sagrada Comunhão e culto do mistério eucarístico fora da Missa 23: EDREL 778). A Eucaristia é, por excelência, o memorial do Mistério Pascal, como sublinham os documentos do Magistério (cf. SC 6, é apenas um exemplo). Diz o Proémio da IGMR: “Para além da diferença no modo como é oferecido, existe perfeita identidade entre o sacrifício da cruz e a sua renovação sacramental na Missa”. “A Eucaristia é a Páscoa, e a Páscoa é a Eucaristia” (H. Jenny).
A celebração da Eucaristia é a quarta parte da Vigília e o seu ponto culminante, dado que é, do modo mais pleno, o sacramento pascal, ou seja, memorial do sacrifício da Cruz e presença de Cristo ressuscitado, consumação da iniciação cristã e antegozo da Páscoa eterna. Esta Liturgia eucarística, não deve celebrar-se apressadamente (Carta circular 90-91: EDREL 3200-3201).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  

Sem comentários: