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quarta-feira, 18 de abril de 2018

BONS PRINCÍPIOS PARA COMUNICAR NAS REDES SOCIAIS

As redes sociais mudaram o nosso mundo. Pela primeira vez na História, temos ferramentas que nos permitem chegar ao mundo inteiro que se encontram literalmente ao alcance dos nossos dedos. É uma época animadora, mas ao mesmo tempo confusa. Com tanto barulho e com tanta informação potencialmente nociva a circular online, é difícil discernir entre o bem e o mal.

A velocidade ultrapassa a nossa capacidade de avaliar criticamente os nossos processos comunicativos e de aplicar padrões coerentes com a nossa fé. O crescimento das APPs e das redes sociais está a mudar a maneira como milhões de cristãos oram – o próprio significado de “ser religioso” também está a mudar.

Como profissionais de comunicação, perguntamo-nos frequentemente se estas redes serão o próximo grande campo para a evangelização ou se serão apenas uma enorme perda de tempo.

À partida, as redes sociais podem ser uma plataforma importante para a evangelização global. Permitem redescobrir velhas amizades ao mesmo tempo que aumentam a nossa esfera de influência. Mas também têm ajudado a diluir as linhas entre interações apropriadas a nível público e privado.

Hoje em dia, o pensamento crítico está em regressão, por isso, devemos resguardar-nos contra respostas emocionais impulsivas numa sociedade consumista e saturada pelos meios de comunicação. Muitas relações nascem, são nutridas e são sustentadas unicamente através das redes sociais, o que é deveras assustador.

Somos levados a interpretar de forma errada as emoções, os comportamentos e a linguagem corporal, entre outras nuances da comunicação que não são discerníveis através das redes sociais. Os princípios da comunicação respeitosa são, muitas vezes, ignorados.

Temos de ter em conta os aspetos negativos das redes sociais, recordar-nos que nem todos os utilizadores têm boas intenções e adotar medidas de precaução.

Apresento, de seguida, 19 princípios que podem orientar a comunicação online:

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