Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

EUCARISTIA COM A CATEQUESE

Sábado e em Tempo de Quaresma celebramos a Eucaristia com a Catequese para todas as crianças, adolescentes, catequistas e também pais e outros familiares que gostam de participar. A organização e dinamização foram do 4º catecismo e os cânticos da responsabilidade do Coro Anima.
Na liturgia deste domingo destacamos a beleza do Evangelho de S. Marcos, que relata a transfiguração de Jesus no Monte Sinai, onde Jesus subiu com Pedro, Tiago e João. Subir ao monte nem sempre é fácil pelo esforço que implica, mas foi certamente uma experiência única e emocionante vivida pelos discípulos, por isso Pedro diz: “Senhor, como é bom estarmos aqui”!
E, se para as crianças ainda não é tão perceptível esta ideia de subir a montanha, para nós pode ser lugar privilegiado de encontro com Jesus. Se for possível, nesta Quaresma, subamos a montanha e deixemo-nos ficar ali em silêncio e oração, extasiados e tocados pela beleza e harmonia da natureza contemplando a visão de um “mundo maior” que Deus nos oferece com amor. 
No Ofertório são trazidos ao altar: Vela; Pão e Vinho; Bíblia; Baú das Renúncias. Para cada símbolo apresentando à assembleia e colocado pelo celebrante no altar foi lido um pequeno texto. Destacamos o do Baú das Renúncias que dizia: “Aceita Jesus, este baú, onde nós, 4º ano, colocamos os sacrifícios que nos propomos fazer durante a Quaresma”.
 “A grandeza do amor de Deus não pretende impressionar-nos nem oprimir-nos, mas salvar-nos, trazer-nos a paz e a justiça; por isso enviou o seu Filho para viver entre nós, e continua a envia-Lo na simplicidade do pão e do vinho que se convertem no seu Corpo e Sangue. Este é o mistério da nossa fé que se torna próximo e acessível a nós.”  - Juan Jáuregui
"É momento de partilhar a mesa de Jesus. Precisamos de nos alimentar de Jesus para estarmos fortes e tornar realidade a conversão que Ele nos convida a realizar durante esta Quaresma. Que esta comunhão nos encha de Jesus e do seu Evangelho. Felizes os convidados…" - Juan Jáuregui
"Tomando este pão que é Teu corpo, / comungo a Igreja transcendente, /faz Teu corpo eterna a minha alma, / pela fé me salva para sempre."
No momento de Acção de Graças várias crianças foram ao Baú das Renúncias tirar um pequeno papel e deram a conhecer a toda a assembleia alguns dos sacrifícios que estão dispostos a fazer. Por exemplo: Ajudar nas tarefas de casa; Estudar mais; Ajudar os irmãos e os amigos; Estar menos dependente do telemóvel, da televisão e da internet...
E, na verdade, todas as sugestões que o baú apresentava são bons propósitos, sem dúvida, não apenas para as crianças mas para todos nós, a fim de que a nossa Caminhada Quaresmal seja muito mais bem vivida.
Parte importante de uma celebração eucarística é a música. Por isso o Coro Anima é fundamental para nos ajudar a melhor celebrar. Parabéns! 
 A dinâmica proposta pela Diocese de colocar uma escada junto à Cruz está aqui também a ser feita, e esta semana foi colocado na escada mais um dos atributos do AMOR, segundo o Hino ao Amor (1 Cor 13).Não é Interesseiro”.
Nesta Quaresma façamos uma experiência profunda de Deus e transfiguremos a nossa vida com gestos concretos de amor ao próximo. Não esqueçamos o que o Papa Francisco nos propõe: "práticas ligadas à oração, jejum e esmola, com atenção aos mais necessitados."

Sem comentários: