Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

SÉ DO PORTO: VIGÍLIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

A devoção da cidade do Porto a Maria, mãe de Cristo, é muito antiga remontando mesmo a tempos medievais. Desde o século XVI que a imagem de Nossa Senhora está representada nas armas da cidade, ladeada de duas torres.

Segundo o historiador Hélder Pacheco “Desde o início da nacionalidade e desde o início da cidade enquanto couto do Porto e enquanto burgo, a padroeira é Nossa Senhora. Aliás, nos mais antigos brasões da cidade aparece ‘civitas virginis’, cidade da virgem”. Nossa Senhora do Porto, Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação ou Nossa Senhora de Vandoma são distintas formas de invocar a Virgem Mãe cuja solenidade, enquanto padroeira da cidade, se celebra a 11 de outubro.

A Solenidade da Imaculada Conceição, celebrada a 8 de Dezembro, que constitui um marco no calendário litúrgico, é também celebrativo da cultura, da tradição da espiritualidade da alma e da identidade do povo português.

Para os casais das ENS, a Vigília da Imaculada Conceição significa um tempo de encontro de cada um consigo próprio, do casal e de todos com a Mãe do Senhor Jesus, que os ajuda a caminhar para Ele, em casal, família e comunidade. Ao contemplá-La, os casais das ENS reconhecem a altura e a beleza do projeto de Deus para cada ser humano! Citando D. António Francisco dos Santos, em Fátima 2017: “No campo da missão há trabalho para todos. Destinado a todos”.

Sem comentários: