Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 7 de março de 2017

REUNIÃO DE CATEQUISTAS - 03/03/2017

Acolhimento: afectivo e simpático, a oferta de um bombom que sabe sempre muito bem, e um versículo da leitura bíblica que cada um dos catequistas iria ler no momento próprio. 
Momento de oração: com um cântico acompanhado à viola pela Catarina, seguindo-se a leitura da Palavra pela Conceição – e os catequistas que liam o versículo que lhes tinha sido dado no início – terminado com a oração do Pai-Nosso.
Reflexão e Formação: com o secretariado da catequese a “pegar” nas palavras do Evangelho e a deixar-nos algumas questões pertinentes para meditar neste Tempo da Quaresma, em que -“CONVERSÃO não é apenas uma mudança de atitudes, mas também um regresso a Deus, uma mudança de mentalidades, transformando o nosso olhar e os movimentos do nosso coração colocando-os ao serviço de Deus”. 
Foi também com estas palavras em “fundo” que o Rev. Pe. Zé Manel fez a ligação ao Centenários das Aparições em Fátima, tendo sido distribuída a Carta Pastoral – Fátima, Sinal de Esperança para o nosso tempo.
Partilha: momento bonito em que os catequistas de vários anos partilharam algumas catequeses feitas - com muito bons resultados de participação e entusiasmo -. 
As imagens mostram uma forma de ensinar o Pai-Nosso, o vaso da semente que caiu em boa terra... bem como outros exemplos de saídas, momentos solidários, ou de colocar os catequizandos em reflexão... 
Tudo isto são momentos de aprendizagem que nos ajudam a  reflectir e a procurar novas formas de cativar e chegar até aos catequizandos. 
Foram lembradas algumas informações sobre actividades, com destaque para este Tempo da Quaresma, Março/Abril: Confissões, Retiros, Eucaristia, Via-Sacra e Caminhada dos catequistas. Maio: Fim-de-Semana Missionário e Formação para os catequistas. Junho: Peregrinação das crianças a Fátima.
A este propósito, e porque estamos a comemorar o Centenário das Aparições em Fátima, para além da participação do 5º ano de catequese - como já é habitual - o secretariado organiza uma peregrinação direccionada para a adolescência, no dia 10 de Junho, em que se espera muitos jovens venham a participar.
O Gil falou ainda do Site da Paróquia que se encontra em construção, e que será tornado público a 15 de Maio.
A terminar, como não podia deixar de ser, “A Caminho, com Maria, pelas Fontes da Alegria”, rezamos, Avé Maria... 

Sem comentários: