Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 13 de março de 2017

CATEQUESES QUARESMAIS

E, porque hoje, 13 de Março, se realiza a Segunda Catequese Quaresmal, vem a propósito lembrar a primeira, que neste Tempo de Quaresma, também tempo de formação catequética, aconteceu na passada segunda-feira, 6 de Março, no centro paroquial, com o Pe. José dos Santos Guedes da Sociedade Missionária da Boa Nova, e que partilhou logo no início, algumas das suas vivências missionárias em terras de Moçambique e Zâmbia.
Esta primeira catequese foi baseada no livro do Genesis 3, 1-7, e que sintetizamos:
"Ao lermos a história de Adão e Eva, não a podemos entender como uma história do passado - algo que aconteceu nos primórdios da humanidade – mas como uma estória, quase uma parábola, em que se fala da nossa história. A passagem fala de nós e para nós.
Saídos do pó, somo fracos, frágeis e caducos.
Sentimo-nos sempre incompletos, insatisfeitos, num esforço contínuo de superação, de ir mais além.
Queremos saber a razão de tudo, e por isso procuramos e investigamos. Precisamos de sabedoria para viver e saber viver. Mas o conhecimento do bem e do mal não é só um esforço de compreensão e entendimento, mas uma tentativa de ganhar o poder para decidir o que bom e mau.
Eva queria o conhecimento e deixou-se enredar numa teia de meias verdade… a serpente não usou violência, não obrigou Adão e Eva a comer o fruto da árvore. A serpente simplesmente semeou a dúvida e a suspeita questionando as razões de Deus para a proibição. Mas a decisão de comer foi deles. Eles podiam escolher e escolheram…
Eis-nos, pois, neste tempo que é o nosso a deixar-nos seduzir, a desobedecer, a dizer meias verdade, a seguir por caminhos incorretos e esquecendo os mandamentos. Desejamos toda a autonomia e liberdade, e o amor e carinho de Deus são vistos como opressivos, porque não desejamos enfrentar o nosso pecado…
O egoísmo, o individualismo, o hedonismo, dominam as relações entre os povos e prevalece a mentalidade do descartável… a riqueza e o dinheiro dominam o mundo, o lucro é o critério de todas as decisões…
Os que não produzem não têm lugar na sociedade;
Domina a opressão, a exploração, a escravatura, o tráfico de seres humanos;
Os ricos cada são vez mais ricos;
Cresce a multidão dos pobres, ignorados, espezinhados e abandonados à sua sorte;
Aumenta o ódio, a violência e a guerra.
Porque, mesmo quando se afirma a existência de Deus, não lhe damos tempo nem espaço. Ignoramo-lo e excluímo-lo das nossas vidas.
Então, que nesta Quaresma, em que “Caminhamos com Maria pelas Fontes da Alegria” ela nos guie no caminho da conversão da alegria e da missão."

Sem comentários: