Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 6 de outubro de 2012

PEREGRINAÇÃO PAROQUIAL A FÁTIMA

Eis que chegamos e pisamos terra de Fátima!  A "velhinha" catedral parece querer saudar-nos, peregrinos e caminhantes ao encontro do Senhor!
Já conhecíamos, mas naturalmente que foi "obrigatória" a visita à "novíssima" catedral da Santíssima Trindade. De arquitectura moderna, revestida de grande simplicidade  é, ao mesmo tempo, deslumbrante pela beleza e grandiosidade!
Aqui, todos os peregrinos procuravam o melhor lugar, de preferência com sombra, pois o Sol deste dia 5 de Outubro, estava a revelar-se tão quente como de um qualquer dia de Verão!
A, simpatia,  alegria e boa disposição estavam estampadas no rosto dos peregrinos, nomeadamente  da Otília e da Lisete!
Início da procissão, com o nossa bandeira bem visível e o Sr. Diácono José Angélico, que levou o Evangeliário e fez a proclamação do Evangelho. 
Nossa Senhora de Fátima levada pela escadaria principal, até junto do Filho, para se dar início à Celebração da Eucaristia.
 Depois da proclamação Entrega do Evangeliário ao presidente da celebração, e assim se vai dar início à Santa Missa. 
No final da celebração da Eucaristia, de novo a bandeira da paróquia de  S. Pedro de Vilar do Paraíso, vem na procissão até à capelinha das aparições.
O tradicional adeus à virgem, sempre emotivo e carregado de lágrimas nos olhos de muitos peregrinos.
Depois do almoço e convívio, foi o regresso às 15h30, à capelinha, para preparação da recitação do terço do rosário.
16h00, início da recitação do terço pelo Rev. Pe. Zé Manel e Srs. Diacónos: José Angélico e Celestino Gomes
No primeiro mistério: a presença cheia de ternura das crianças, como símbolos dos pastorinhos e de todas as crianças que confiamos à protecção da Mãe.
No segundo mistério: alguns jovens que fazem parte do grupo que está em final de caminhada de preparação para o Sacramento da Confirmação (Crisma). Com eles, pedimos a Nossa Senhora que tome sob a sua protecção todos os jovens do mundo, para que com Ela possam encontrar o caminho para Jesus Cristo.
Terceiro mistério: a família, bem inestimável da sociedade. Sem família, não pode haver descendência nem humanidade, por isso a família deve ser protegida, amada, amparada e valorizada. Com esta jovem família rezamos a Maria, Mãe de infinita ternura, para que nas famílias não falte o amor nem o pão nosso de cada dia. 
No quarto mistério: com dois dos nossos paroquianos mais velhinhos, recordamos o Ano do - Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre as Gerações - e rezamos para que os mais novos sejam generosos com os mais velhos, os  acarinhei, visitem e valorizem todo o seu saber.
Um grande número de peregrinos, homens e mulheres, mas também muitos jovens estiveram presentes na capelinha, em oração, silêncio e reflexão.
O coro que animou este momento de oração, composto com muitas vozes de todos os coros da paróquia. 
No quinto mistério: rezamos por todos os grupos paroquiais e pedimos a Nossa Senhora, mais fé para uma vivência verdadeiramente cristã.
Que Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, Senhora da Anunciação e da Saudação, vele por nós, nos molde no seu jeito maternal e evangelizador, e abençoe os nossos trabalhos e propósitos.
"Senhora da Anunciação,
que corres ligeira sobre os montes,
vela por nós,
fica à nossa beira.
É bom ter a esperança como companheira.
Contigo rezamos ao Senhor:
Dá-nos, Senhor,
um coração sensível e fraterno,
capaz de escutar
e de recomeçar.
 Mantém-nos reunidos, Senhor,
à volta do pão e da palavra.
Ajuda-nos a discernir
os rumos a seguir
nos caminhos sinuosos deste tempo,
por Ti semeado e por Ti redimido.
Ensina-nos a tornar a tua Igreja toda missionária,
e a fazer de cada paróquia,
que é a Igreja a residir no meio das casas
 dos teus filhos e filhas,
uma Casa grande, aberta e feliz,
átrio de fraternidade,
de onde se possa sempre ver o céu,
e o céu nos possa sempre ver a nós."
D. António Couto 

Sem comentários: