Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 2 de março de 2015

CELEBRAÇÃO DO DIA DO DOENTE

 "SABEDORIA DO CORAÇÃO É SERVIR O IRMÃO" 
Papa Francisco
No domingo 1 de março, a nossa paróquia celebrou o dia do doente, que teve início com a Eucaristia às 11h00, na Capela de S. Martinho.
A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar do Porto, D. João Lavrador. que esteve entre nós em visita pastoral
Eucaristia muito participada com a presença de muitos doentes, mas também de familiares e amigos
que partilharam estes momentos de alegria e comunhão em Jesus Cristo Nosso Senhor.
O Dia Mundial do Doente foi instituído por S. João Paulo II. E, em cada ano há uma mensagem para este dia.
"O tema deste ano convida-nos a meditar uma expressão do livro de Job: «Eu era os olhos do cego e servia de pés para o coxo» (29,15). Gostaria de o fazer na perspectiva da sapientia cordis, da sabedoria do coração." Papa Francisco
 
A mensagem do Papa termina com a seguinte oração: - Ó Maria, Sede da Sabedoria, intercedei como nossa Mãe por todos os doentes e por quantos cuidam deles. Fazei que possamos, no serviço ao próximo sofredor e através da própria experiência do sofrimento, acolher e fazer crescer em nós a verdadeira sabedoria do coração.
Terminada a Eucaristia, seguiu-se o almoço no centro paroquial, e uma tarde de animação feita pelo grupo de cavaquinhos  da colectividade Entre Parente.
A organização deste dia é da responsabilidade do CPP, MEC e Pastoral da Saúde.
Contando ainda com a preciosa colaboração de elementos de vários grupos da paróquia, 
que providenciaram a confecção do almoço e lanche, vindo também os escuteiros que ajudaram nas restantes tarefas.
Com a certeza de que o mandamento do amor continua bem vivo na nossa comunidade, agradecemos a todos os que de alguma forma contribuíram  e colaboraram neste dia.
Um grande obrigada pela disponibilidade e empenho em servir todos os nossos irmãos, que precisam de cuidados e de muito carinho. Assim nos diz o Papa:
"Também hoje quantos cristãos dão testemunho – não com as palavras mas com a sua vida radicada numa fé genuína – de ser «os olhos do cego» e «os pés para o coxo»! Pessoas que permanecem junto dos doentes que precisam de assistência contínua, de ajuda para se lavarem, vestirem e alimentarem. 
Este serviço, especialmente quando se prolonga no tempo, pode tornar-se cansativo e pesado; é relativamente fácil servir alguns dias, mas torna-se difícil cuidar de uma pessoa durante meses, ou até anos, mesmo quando ela já não é capaz de agradecer. E, no entanto, que grande caminho de santificação é este! Em tais momentos, pode contar-se de modo particular com a proximidade do Senhor que é também de especial apoio à missão da Igreja."
"Sabedoria do coração é:  servir o irmão; estar com o irmão; sair de si ao encontro do irmão; ser solidário com o irmão, sem o julgar.”
 Veja mais imagens em http://1drv.ms/1zSvFCO

Sem comentários: